1 Propósito

Este sítio tem por objectivo ser uma fonte informativa acerca do Pico do Petróleo em Língua Portuguesa. Existem múltiplos sítios dedicados a esta problemática, no entanto quase todos em inglês. Pretende-se assim dar às comunidades lusófonas uma janela para aquele que será provavelmente o maior desafio da Humanidade no século XXI.


O sítio divide-se em duas partes: uma primeira onde se tenta introduzir ao visitante aquilo que é o Pico do Petróleo e outra onde serão divulgados em português artigos e notícias actuais de interesse.


O Pico do Petróleo é um fenómeno cuja explicação não é rápida nem directa. Sobretudo põe em causa a forma como imaginamos a exploração do petróleo e a forma como damos por adquirido o seu abastecimento. No entanto com um esforço mínimo quer da parte de quem explica, quer de quem aprende, é fácil de perceber.


O Pico do Petróleo é muitas vezes associado a quem prevê o fim da civilização ou catástrofes semelhantes e aos intitulados neo-maltusianos. O PicoDoPetroleo.net não tem quaisquer intenções de prever o futuro, é apenas um sítio informativo, onde eventualmente podem ser colocadas questões sobre o futuro para as quais a resposta é difícil.